História
Candelária é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponta Delgada, com 8,53 km² de área e 1 079 habitantes (2011). Densidade: 126,5 hab/km².
A Candelária tem uma estrada que liga os Mosteiros e Ponta Delgada. A actividade principal é a agricultura. Candelária é banhada pelo Oceano Atlântico a sul e sudoeste e tem uma cordilheira de montanhas a norte e noroeste.
A existência de uma rocha muito alta em toda a extensao de Candelária, torna o solo desta freguesia desnivelado com as águas do mar, o que explica a inexistência de praias e uma costa muito recortada.
O nome de Candelária foi dado a este lugar desde o seu povoamento, provavelmente antes do ano 1500’ , meio século depois do povoarmento da ilha de São Miguel. O nome Candelária provém da grande religiosidade à Virgem Nossa Senhora das Candeias, que desde sempre foi orago nesta igreja.
Topograficamente, a freguesia de Candelária é constituida por outeiros que são por vezes interrompidos por vales e por um elevado numero de grotas. Grande parte destas grotas é cultivada ora com inhames ora com pomares.
Nas Cumieiras, pelo lado Leste, Candelária tem das melhores vistas para o mar, porque neste ponto podemos vê-lo em toda a sua imensidão. No entanto, também nao é de desprezar a paisagem sobre a freguesia que, vista das Cumieiras, faz lembrar um paraiso com as suas matas verdes, as suas casas rústicas, os seus vales e grotas. Já muitas pessoas tiveram a oportunidade de contemplar este espectáculo, normeadarnente a rainha Dona AméIia quando visitou a “Vista do Rei”, em 1901.
Para uma melhor administração que diz respeito aos Impérios do Divino Espirito Santo e às festividades em honra do Santíssimo Sacramento, o povo de Candelária divide a freguesia em três secçôes, intituladas de Pico, Centro e Ribeira
A Candelária é uma freguesia pequena. Ocupa uma área 8,5 km quadrados ( a décima sétima mais pequena de São Miguel e a trigésima quadrada dos Açores). A pequena área de Candelária não interfere, no entanto, com riqueza do seu património. Desde as suas casas, dos melhores exemplares de casas típicas micaelenses, ( as chamadas ” Casas de Bico” )com três a cinco janelas, sendo duas alinhadas com a porta principal, não guarnecidas e com pequenos jardins e quintas), até à Ermida de Nossa Senhora do Secorro e ao proprio Templo Paroquial sâo exemplos incontestados da riqueza patrimonial da Candelária.
A vista que se obtém sobre o Oceano Atlântico a partir do adro do templo paroquial é tão magnifico que a própria rainha D. Amélia de Orleans e Bragança, se sentiu deslumbrada aquando da sua visita à ilha de São Miguel, em 1901.
Com sua longa História de cinco séculos, Candelária conserva muito das suas tradições, artesanato, em que é muito rica, e sobretudo a sua religiosidade à Senhora das Candeias e ao Mistério da Purificação da Santíssima Virgem, à qual deve o seu nome e História. Candelária é dos lugares mais antigos da ilha de São Miguel e foi dos primeiros a ser povoado nesta ilha.